quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2.3. PERFIL DOS ESTUDANTES

A clientela da Escola Estadual "Frei José da Encarnação” não difere das de outras escolas públicas do nosso estado e país: carência de modo geral, muitas vezes proveniente de lares desfeitos ou desestruturados pelas mazelas que assolam a maioria da população do nosso país, como a o baixo nível de escolaridade dos pais, falta de oportunidades de emprego, baixo rendimento econômico, alcoolismo e uso de drogas entre outros fatores. Para os alunos que sofrem essas influências, estudar torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam – direção e docentes - á tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social. Agindo assim, a escola estará cumprindo a sua função social.

Em linhas gerais, o nosso alunado é oriundo dos bairros periféricos e áreas adjacentes da cidade, nesses espaços as opções de lazer e cultura são limitadas restando poucas oportunidades de diversões. As poucas praças do entorno não oferecem condições de uso e não existe espaço para recreação e praticas de esportes, a presença de mato, lixo e iluminação precária afastam os freqüentadores, restando apenas o centro da cidade como possibilidades de lazer e cultura.

Partindo desse princípio, a escola passa a ser o espaço de aprendizagem, de lazer e cultura, visto que dispõem de ambientes propícios a esse tipo de atendimento. Visando atender essa função social, a escola Frei José em parceria com as estruturas colegiadas, professores e direção, vem promovendo um espaço de estudo, planejamento, re-planejamento visando à re-construção do Projeto Político Pedagógico - PPP, inserindo no projeto ações para o desenvolvimento de atividades lúdicas motivadores tornando o espaço escolar agradável e acolhedor. Esse esforço na busca da excelência por uma educação de qualidade é percebido no resultado do IDEB da escola revelado na última avaliação que foi (3,5) e na demanda por uma vaga, isso explica a aceitação e aprovação da comunidade a quem a escola serve.

De modo particular, a escola apresenta diferenças visíveis na distribuição da clientela em cada turno. No turno matutino temos 426 alunos matriculados, a grande maioria dos alunos é de origem urbana, principalmente das áreas periféricas da cidade, alguns deles possuem uma situação financeira estável e são mantidos pela família não necessitando trabalhar para complementar a renda familiar. É o período em que a escola possui o maior número de turmas e por conseqüência de alunos, nesse turno há uma procura maior por vagas. Já o vespertino tem 378 alunos, desse quantitativo, a grande maioria reside na zona rural e são oriundos de famílias de baixa renda, e muitos necessitam de trabalhar para ajudar na renda familiar. O menor número de alunos encontra-se no noturno com apenas 162, o perfil desse turno se assemelha a clientela do anterior, porém com maior predominância da zona rural e muitos são trabalhadores que complementam a renda familiar na condição de filhos ajudadores, ou pais e mães de família sendo responsáveis pelos proventos da casa.

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