quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2.7. A ESCOLA HOJE

Durante esses 43 anos de existência, a Escola Estadual Frei José da Encarnação passou por inúmeras transformações, não só estruturalmente com pequenas reformas. Em janeiro de 2009 a escola teve o seu quadro efetivo ampliado aumentou o número de salas, alunos e professor e conseqüentemente o espaço físico, isso se deveu a incorporação da Escola Edvaldo Valois Coutinho atendendo uma solicitação dos professores, uma vez que se trata de duas escolas com realidade semelhantes e separadas apenas por um muro. Essa junção favoreceu a escola Frei José, essa realidade foi propagada no histórico do IDEB pelos resultados alcançados, 3,1 em 2005, 3.2 em 2007 e 3,5 em 2009, sendo estes resultados os melhores das Escolas do Município de Jacobina. Atualmente, tem 966 alunos matriculados, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno e o corpo docente é composto pela equipe gestora, 29 professores e 15 funcionários distribuídos nas diversas funções.

A grande procura no período de matrículas deixa evidente que trata-se de uma escola que oferece um bom ensino e tem professores altamente qualificados. Vale ressaltar que estes profissionais estão sempre em busca de sua formação continuada, procurando aperfeiçoar sempre sua prática docente-educativa de forma a satisfazer os anseios do educando e as exigências do mundo moderno.

A escola adota uma pedagogia que abre espaço para a livre expressão do aluno, a pesquisa investigativa, a discussão em sala de aula e a realização de atividades como a Mostra Cultural, Gincanas, Jogos Estudantis, reuniões de pais e mestres. Tais atividades levam o educando a aprender a conviver e a trabalhar em grupo, dentro e fora da escola, fortalecendo o seu comportamento ético e cidadão. Desta forma, a escola além de proporcionar o conhecimento, desenvolve também valores éticos e morais, formando um sujeito intelectual, crítico e atuante no meio em que vive.

A Escola tem realmente colocado em prática o Projeto Político Pedagógico, desenvolvendo diversos projetos interdisciplinares, que promovem uma aprendizagem mais efetiva e dinâmica com temas da atualidade que surgem no contexto das vivências da sala de aula. Além disso, procura sempre acolher e participar dos projetos da SEC, como FACE, TAL e AVE.

Dentre os vários momentos marcantes do Frei José, destaca-se a construção e inauguração da biblioteca, sendo este um momento de grande alegria e satisfação, pois foi à realização de um sonho graças aos esforços de todos (professores, alunos, pais, amigos da escola) que trabalharam voluntariamente para que os alunos tivessem um espaço apropriado para a leitura à chegada do laboratório de informática, e recentemente a chegada das TVs Pendrives.

No momento estamos ansiosos para vermos a nossa escola com uma aparência física melhor com e aos poucos estamos realizando esse sonho. Está previsto para esse bimestre a construção de jardins na frente da escola, a colocação de um portão mais largo na entrada, a reforma da cozinha com a instalação de novos mobiliários, o revestimento do laboratório de informática com mais 14 computadores novos somando aos 10 existentes e novas bancadas. O desafio é a pintura, pois demanda recursos, já estamos pesando em realizar uma campanha “quero minha escola limpa” e buscar ajuda da comunidade escolar para realização dessa ação.

Pode-se dizer que a Escola Frei José é ação o ano inteiro. É um espaço que valoriza a criatividade dos alunos e a cidadania, objetivando sempre formar pessoas conscientes, capazes de melhorar a realidade da comunidade local, estabelecendo uma relação.

“Quem passou pelo Frei José, não importa se foi professor, aluno ou funcionário, sente-se honrado de ter sido um membro desta escola e fazer parte de sua história”. (Depoimento de alguém que fez parte da equipe escolar – Professora Edenícia)

Calendário Escolar 2010


Um comentário:

  1. Este blog está mesmo show e cheio de novidades.

    Parabéns A gestora dessa escola e a todos nós professores pelos projetos desenvolvidos nesta escola.
    Bjs. Diva

    ResponderExcluir