quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2.6 . PPP

O atual Projeto Político Pedagógico da escola está em processo de re-construção, a última intervenção realizada foi em 2007, 2010 será o ano de mudanças significativas. Essa ação foi iniciada com a aplicação do Projeto Círculo de Avaliação/SEC. Na verdade a finalidade do projeto é avaliar os indicadores de qualidade da escola visando maior rendimento dos alunos no IDEB. Contudo, já havia uma agenda de re-construção do PPP organizada no período da Jornada Pedagógica no inicio do ano letivo de 2010. Por decisão do coletivo escolar, resolveu-se aproveitar a metodologia do projeto Circulo de Avaliação, uma vez que envolve todos os segmentos da escola. O passo inicial aconteceu com uma técnica na DIREC/16, orientações gerais.

A aplicação na escola aconteceu da seguinte forma; a direção enviou um comunicado aos professores, Colegiado Escolar e um pai ou responsável legal por aluno e um aluno de cada turma por turno para apresentação do projeto e a dinâmica de aplicação. Nesse dia foi eleito um coordenador e um relator para cada sala de trabalho de acordo com as dimensões avaliadas bem como a definição da data do próximo encontro.

No encontro seguinte, foi realizado o processo de votação, o instrumento foi um questionário que especificava sete dimensões; 1.Ambiente educativo, 2.práticas pedagógicas, 3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, 4.Gestão escolar democrática, 5.Formação e condição de trabalho dos profissionais da educação, 6Ambiente físico, 7. Acesso e permanência dos alunos na escola. O resultado da avaliação de cada dimensão foi tabulado e o mesmo vem sendo utilizado como elemento norteador para a indicação dos focos de intervenções do PPP. O passo seguinte será a realização da re-construção que será desenvolvida a partir de um cronograma de agendamento levando em consideração o tempo livre de cada participante dos seguimentos que compõem a escola.

Como ação imediata do PPP, está previsto a culminância do Projeto “Mostra Cultural” com o tema gerador: Jacobina: Raízes e Diversidades Culturais. Esse projeto foi batizado como sendo projeto mãe, uma vez que o mesmo agrega outros projetos menores com titulação variada em forma de Stands temáticos: 1.Conhecendo nossas Raízes, 2. Diversidade Cultural, 3. Jacobina na História do Brasil, 4.meio ambiente cidadania e sustentabilidade, 5.Ação cidadã em jacobina: (droga, violência e segurança), 6.Jacobina: saberes e sabores. A culminância está agendada para o dia 30/09/2010.

Além desse projeto, a escola realizado o FACE – Festival Anual da Canção, o TAL – Tempos de Arte Literária ambos acontecem a partir da agenda da Secretaria de Educação /SEC. Temo ainda a Gincana Estudantil, os jogos Estudantis campeonato que envolve todas as escolas públicas e particulares do município e o Projeto África e Africanidade que tem uma variação temática a cada ano.

Certamente após a avaliação das dimensões que agregam valores a escola, será indicado novos focos de intervenção, novas temáticas serão pensadas e outras existentes, re-estruturadas, de modo a atender a demanda da escola.

2.6.1. Missão

A Escola Estadual Frei José da Encarnação, tem como missão educar crianças, jovens e adultos na sua totalidade, assegurando aos mesmos, a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências relevantes ao desenvolvemento pleno intelectual, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, através de uma pedagogia inovadora, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder de forma critica e criativa aos novos desafios do mundo moderno.

2.6.2. Visão

A unidade escolar tem como visão ser uma escola de excelência preocupada em desenvolver os quatro pilares do conhecimento; aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, numa gestão colegiada que integre todo coletivo escolar nos processos decisório de forma democratica e participativa, buscando assegurar aos mesmos o exercicio da cidadania plena, por meio de uma pedagogia própria e inovadora que enfatize as competências relacionadas à leitura e à escrita em todas as áreas do conhecimento, contribuindo na formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade humanista e libertadora.

2.6.3. Valores

A comunidade escolar tem como valores:
1. Ações permeadas por valores éticos e crstãos;
2. Inovação permanente e excelência no trabalho;
3. Solidariedade e respeito ao outro;
4. Desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno;
5. Parceria entre escola-família e comunidade em ações e projetos;
6. Relações permeadas pelo dialogo, profissionalismo e cooperação;
7. Valorização da vida e respeito ao meio ambiente;
8. Ética e compromisso com a educação;
9. Tecnologia a serviço da qualidade da educação.
10. Responsabilidade e co-participação.

2.6.4. Objetivos e Metas

Os objetivos estabelecidos no PPP atual tiveram como base a busca pela melhoria do processo de alfabetização voltada para a excelência da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático através da problematização/contextualização dos conteúdos, estabelecendo relação com as atividades e ações do cotidiano bem como, o desenvolvimento das múltiplas inteligências tais como; artísticas, corporais, musicais, lingüísticas entre outras.

Para tanto faz-se necessário, oportunizar ao aluno as condições básicas para o desenvolvimento da sua auto-valorização como pessoa e como agente político, critico e consciente do seu papel na formação e transformação da realidade que o cerca. Além de construir os fundamentos dos valores morais, éticos e cristãos necessários a vida e que contribui para a construção de uma sociedade mais humanitária, justa e mais fraterna

Para isso, é indispensável o desenvolvimento de ações que promovam à redução dos índices de evasão e reprovação, criando condições práticas para que o aluno possa conhecer e vivenciar as etapas do processo de aquisição do conhecimento, assegurando a qualidade e continuidade do tempo de aprender a partir da valorização do seu potencial cognitivo.

Estimular ainda o educando a desenvolver suas idéias interagindo, construindo, opinando, fazendo inferência, melhorando assim os saberes construídos. Assim, formaremos o cidadão que irá exercer com dignidade e respeito a sua cidadania.

Um comentário:

  1. Professora Valdeci,

    Adorei o novo designer do blog. Um resumo do PPP. Parabéns! Está lindo o nosso blog da escola.

    Bjs. Diva

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